15.10.14

Tecnologias na educação: Problema ou solução?

Vivemos em uma sociedade fortemente marcada pela presença das tecnologias digitais. E neste cenário encontra-se o ambiente escolar.

Surge então uma questão, as tecnologias ajudam ou atrapalham?




O vídeo apresenta um questionamento sobre a utilização do smartphone no ambiente escolar.


De acordo com o vídeo o professor precisa utilizar as tecnologias como sua aliada. Concordo com eles. Enquanto professores devemos utilizar as tecnologias como formas de atrair os alunos para a sala de aula.

As tecnologias apresentam recursos que podem ser utilizados dentro do ambiente escolar, favorecendo os processos de ensino e de aprendizagem.




Este podcast apresenta uma reflexão sobre o tablet no ambiente escolar. Acredito que da mesma forma que o smartphone, o tablet é uma ferramenta que pode ser utilizada para a aprendizagem. Basta o interesse do professor em utilizar este recurso. Quando digo interesse, refiro também a uma formação adequada para esta utilização.

Acredito que a tecnologia ajudam e muito o processo educacional. Mas ainda muito precisa ser feito! A formação continuada é apenas o início.

4 comentários:

Unknown disse...

Prezada Fernanda,
Agora a pouco lendo uma reportagem da Revista Exame uma colega sua (no duplo sentido) professora e também bióloga, minimiza esse hiato existente entre teoria e prática, no uso das tecnologias da educação em sala de aula, por meio do conhecimento da realidade do seus alunos, utilizando como técnica apenas o diálogo e a observação. Segundo a professora Amanda Rodrigues, tal prática tem possibilitado alcançar resultados que não espera, embora ela também relate as dificuldades encontradas, seja o currículo, limitação do tempo ou até mesmo a falta de recursos.

Simão Pedro disse...

O artigo citado está disponível em http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/professores-apostam-no-dialogo-para-conquistar-alunos/.

Vejo na matéria da Exame, ao menos conforme disponível on-line, uma referência muito superficial às tecnologias digitais, numa frase que traz o que para muitos uma obviedade. O professor Rafael, de Educação Física, um dos entrevistados na matéria, reconhecendo o desafio de ter que lidar com alunos munidos de smartphones e outras tecnologias, afirma que “É preciso saber usar essa tecnologia para aproximar o aluno de forma educativa”.
Não me fica claro se ele se refere ao uso das tecnologias como elemento para a aprendizagem ou a alguma tolerância que o professor precisa ter já que os alunos, afirma ele, estão "munidos" de tecnologia.
A frase do professor Rafael, um pouco vaga, sugere que o professor precisa ter domínio sobre a tecnologia, o que é fato. Mas para aproximar o aluno de "forma educativa", afirma ele.
Infelizmente não consigo entender o que ele quer dizer com isso. Até porque não cabem à escola, ao professor, ações que deseduquem.

Simão Pedro disse...

O título da postagem faz-me lembrar um pensamento do Fernando Almeida, expresso em um livro que, embora publicado pela primeira vez nos anos 1980, continua bastante atual: na escola, o computador (e podemos, hoje, ampliar para as tecnologias digitais) é uma solução à cata de problemas.

Fernanda Costa disse...

Coloquei o título sem conhecer o livro. Agora fiquei curiosa!

Em relação a reportagem, concordo que o diálogo é uma ferramenta válida nos processos de ensino e aprendizagem. Mas especificamente em relação a tecnologia, fico com a mesma dúvida, como o professor Rafael refere-se a utilização das tecnologias. Seria uma utilização pedagógica? Ou apenas lidar com ela?