Na última aula, debatemos sobre diversos conceitos interessantes que são relevantes para nos professores.
O bullying é uma temática que merece destaque, em especial, por parte da escola. É preciso que a escola conheça esta temática com o objetivo de evitar e diminuir.
O vídeo abaixo, apresenta um reflexão sobre o papel da escola. Infelizmente no final apresenta uma propaganda.
Outra temática discutida quem vem ganhando destaque também, refere-se ao Cyberbullying. Devido as TDIC, verifica-se um aumento significativo de casos de Cyberbullying. Esta reportagem da Revista Veja apresenta um pouco deste debate.
Porém, a grande questão é como a escola pode contribuir para combater o Cyberbullying? Em relação ao Bullying é mais fácil visualizar, portanto mais fácil combater? Apenas a informação é suficiente? Como podemos ajudar?
Uma adolescente que participou da Feira de Ciências criou um aplicativo que ajuda a resolver o problema. Será esta uma possível solução?
4 comentários:
O Cyberbullying é realmente um desafio para as escolas, tendo em vista que o bullying, que é anterior ao ciber, é um problema que ainda não foi solucionado pelas escolas.
O vídeo que a Fernanda disponibilizou dá sugetões importantes que também podem ser utilizadas para minimizar o Cyberbullying. Mas o importante é integrar família, sociedade e escola para combate dessa violência, pois devemos lembrar que o que acontece na escola é reflexo do que acontece na sociedade.
Concordo com a Janaína que embora as sugestões do vídeo postado pela Fernanda, sejam de extrema importância para minimizar o Cyberbullying, enquanto não for realizado um trabalho conjunto que integre a família, sociedade e escola não será possível combater essa violência.
Concordo com vocês. Para combater o bullying e também o cyberbullying é preciso que todos os atores sejam participantes ativos. É preciso que todos tenham os conhecimentos necessários e trabalhem em conjunto para diminuir ou evitar.
Achei o App Rethink muito interessante e direcionado ao combate do cyberbullying além de fácil aplicabilidade para jovens e adolescentes.Porém, ressalto que a junção e comprometimento de pais e educadores em ações preventivas são relevantes.A Escola deve ter o papel de realizar encontros de pais com debates ,projetos para coibir o bullying e o cyber bullying , propor ações preventivas para combater a importância do respeito ao próximo e trabalhos verbais para orientar os alunos para o bom uso da internet.Enfim as Escolas devem trabalhar mais valores humanos, colocar limites, impôr autoridade aos alunos. Devem também se preocupar em preparar funcionários e professores para lidar com o bullying.
Postar um comentário