Blog da disciplina "Educação, sociedade e tecnologia", do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Simão Pedro P. Marinho.
O professor deve ser capaz de dominar minimamente a tecnologia e dar a ela um sentido pedagógico inovador. É importante também incentivar os alunos a abandonar a postura "passiva", aguardando que o professor apresente as respostas certas. É um desafio porque nem sempre os alunos estão dispostos a isso. Inovar normalmente traz uma sobrecarga para o aluno que além de enfrentar o desafio do aprendizado do conteúdo terá também que apropriar-se de uma tecnologia. Muitas vezes o que os alunos sentem é que seria mais fácil aprender do modo "tradicional". Para contornar essa dificuldade, o professor poderia discutir com os alunos sobre os benefícios que a apropriação de alguma tecnologia vai lhes proporcionar, não somente na escola, mas também fora dela. Entretanto, muitas vezes o que ocorre é que o professor não encontra argumentos consistentes o bastante, pois limita-se a utilizar a nova tecnologia apenas para substituir uma outra, sem trazer nenhuma nova contribuição, e os alunos resistem a isso. É importante que a tecnologia traga algo novo: novas formas de aprender, novos conteúdos, novas experiências.
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O professor deve ser capaz de dominar minimamente a tecnologia e dar a ela um sentido pedagógico inovador.
É importante também incentivar os alunos a abandonar a postura "passiva", aguardando que o professor apresente as respostas certas.
É um desafio porque nem sempre os alunos estão dispostos a isso.
Inovar normalmente traz uma sobrecarga para o aluno que além de enfrentar o desafio do aprendizado do conteúdo terá também que apropriar-se de uma tecnologia.
Muitas vezes o que os alunos sentem é que seria mais fácil aprender do modo "tradicional".
Para contornar essa dificuldade, o professor poderia discutir com os alunos sobre os benefícios que a apropriação de alguma tecnologia vai lhes proporcionar, não somente na escola, mas também fora dela. Entretanto, muitas vezes o que ocorre é que o professor não encontra argumentos consistentes o bastante, pois limita-se a utilizar a nova tecnologia apenas para substituir uma outra, sem trazer nenhuma nova contribuição, e os alunos resistem a isso.
É importante que a tecnologia traga algo novo: novas formas de aprender, novos conteúdos, novas experiências.
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