Fonte: Portal UAI |
Acho que é um início, mas a verdadeira transformação só virá quando os professores transformarem as suas práticas pedagógicas. A partir daí as tecnologias farão muito sentido na escola.
Blog da disciplina "Educação, sociedade e tecnologia", do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Simão Pedro P. Marinho.
Fonte: Portal UAI |
6 comentários:
Gustavo, achei a reportagem interessante e concordo com você sobre o papel do professor. O professor é realmente um ator determinante para a integração curricular das tecnologias no ambiente escolar.
Segundo o Horizon Report (2010), a principal dificuldade não é mais o acesso às diversas tecnologias, que crescem a cada dia, mas sim fazer o educador repensar as suas práticas e superar o paradigma das instituições de ensino como fontes de transmissão de informação, propondo aberturas para propostas e metodologias mais investigativas e que contemplem a experimentação, a mediação e a colaboração.
Penso no que discutimos algumas vezes no programa sobre manter tradições e sobre a falta de preparo do professor para lidar com essas tecnologias.
Sem uma abertura para a mudança e sem o interesse pela aprendizagem (o que deveria ser intrínseco ao professor), a resistência permanecerá e os alunos serão os maiores prejudicados.
Vi esta reportagem no Estado de Minas e surpreendi-me pela iniciativa. A ação de convidar os alunos a participar de uma reunião sobre tecnologia e seu uso dentro de sala de aula, mostra que a escola diagnosticou o problema/solução e está aberta à discussão com os alunos numa postura totalmente inovadora! Se pensarmos no engessamento da escola, principalmente tão tradicionais como a da reportagem, este passo significa um grande avanço.
Sem dúvida acho que a iniciativa desta Escola abre precedentes para outras Escolas romperem a barreira entre os alunos para saberem o que querem com as informações, se renderem à linguagem digital aproximando deles. É um passo para educadores reaprenderem a olhar o processo educacional no contexto atual.Escutar essa geração digital é importante para propor diferentes atividades,transformar recursos tecnológicos em pedagógicos, efetivar a comunicação, a capacidade de questionamento e manter entre eles um ambiente interativo.
Muito interessante a iniciativa da escola em trazer os alunos para essa discussão. Só assim ela conhecerá as demandas desses jovens. Apesar do fato do uso das TDIC na educação ser um desafio para escola, o dialógo com os aluno é o primeiro passo para a construção dessa possibilidade.
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