5.10.14

TPACK e a formação docente

Na última aula conversamos sobre o TPACK! Acredito que os professores realmente devem utilizar o TPACK em suas atividades docentes. O vídeo faz uma breve revisão do que foi discutido.







Porém, apesar da necessidade da integração do TPACK nas salas de aula, penso que precisamos refletir sobre a formação de professores. Seja ela inicial ou continuada.
É preciso investir na formação dos professores, para que eles tenham todos os saberes necessários. Hoje, encontramos professores que infelizmente não dominam o saber curricular, quem dirá o pedagógico e muito menos o tecnológico. Isto é uma realidade que vem sendo descrita por alguns autores.  Bernardete Gatti, em diversos trabalhos destaca a possível crise que as licenciaturas estão enfrentando. 
Neste artigo especificamente, fala dos problemas existentes na licenciatura e na necessidade de se repensar em um novo currículo.
Desta forma, acredito que seja necessário pensar na formação continuada de professores para tecnologia.  Neste cenário, o Luís Paulo Mercado, destaca a necessidade da formação continuada para tecnologias.

Assim, para que a integração do TPACK seja realmente eficaz é preciso pensar na formação inicial e/ou continuada. Desta forma, podemos pensar em modificações necessárias para a educação. Começar pela formação docente é um caminho interessante!

3 comentários:

Unknown disse...

Concordo com as colocações da Fernanda. O ponto central que percebi na discussão da última aula sobre o TPACK, representado pelos pontos comuns nas esferas coloridas, retratando a interdisciplinaridade e o trabalho em corpo cooperativo. Hoje ainda vimos no cotidiano docente reinar o individualismo. Os professores resistem ao trabalho interligado aos colegas das outras disciplinas, pautadas pela interdisciplinaridade. Isso é uma tendência contraria a defesa de vários autores. Observamos também em outros segmentos como a indústria a busca por profissionais que saibam trabalhar em grupo ou em colaboração.
Será que nossos alunos terão essa capacidade quando forem enfrentar o mercado de trabalho?
Fica a pergunta.

Arilson

Fernanda Costa disse...

É verdade! Temos que pensar em mudanças para o nosso currículo, tanto da formação básica, quanto da formação docente. Esta pode ser uma forma de mudar nossos alunos.

Unknown disse...

Alguns autores argumentam que o TPACK traz consigo uma vulnerabilidade: ele não possui em sua estrutura um mecanismo que permita visualisar o desenvolvimento do professor do ponto de vista histórico. Ou seja, ele sempre apresenta um flash , o retrato de um momento. Esse aspecto me parece importante, e acredito que seria importante utilizar o TPACK em conjunto com outro(s) modelo(s) que ofereça(m) ao professor recursos para realizar uma reflexão mais apurada de sua prática.