28.10.14

“Professor precisa acreditar no recurso tecnológico”



Percebe-se que as tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) se fazem presentes cada vez mais no cotidiano das pessoas. E um lugar propício para a utilização das TDIC é na escola, pois se estas forem usadas de maneira correta e contextualizada poderá contribuir para o ensino-aprendizagem. Mas, para que isso seja possível, é preciso que os professores acreditem no recurso tecnológico, o que é destaque no Diário de Inovações do Porvir – o futuro se aprende. Claro que, embora, seja essencial que os professores acreditem nas tecnologias digitais, é essencial que ocorra a formação docente. E que essa se dê de preferência desde a formação inicial, mas quando não for possível que ocorra através de formação continuada.

3 comentários:

Fernanda Costa disse...

As TDIC são realmente ferramentas que podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem. Mas para que isso acontecer devem ser utilizadas adequadamente. Isto depende da formação do professor para lidar com a tecnologia digital em sala de aula. É preciso um investimento nesta formação, mas também em uma possível mudança curricular. Presença física da tecnologia na escola, não melhora os processos de ensino e de aprendizagem.

Janaina Diniz disse...

Realmente, o professor precisa acreditar que as TDIC podem contribuir para o ensino e aprendizagem. Mas, muitas vezes, ele se sente inseguro para utilizar determinadas tecnologias digitais em sala de aula. Além disso, em muitos casos não há recursos tecnológicos disponíveis na escola, o professor não possui tempo para remodelar e replanejar suas aulas baseando-as para o uso das TDIC, ou/e não possui conhecimento e prática para utilizar tais ferramentas. São aspectos que interferem diretamente no uso das TDIC na escola

Unknown disse...

Apesar da grande importância do uso das TDIC na escola, sabemos que nada tem sido feito pelas autoridades responsáveis pelas escolas públicas para capacitar os professores para utilização de ferramentas tecnológicas nas aulas e além disso, as ferramentas tecnológicas praticamente inexistem nas mesmas.